ClŠudia Maria Ferreira Faria

Affiliation – CETAPS, CEHA

 

Seniority – Junior

 

Natural de Santa Luzia, Funchal, nascida a 12 de Maio de 1971, professora de Inglês/Alemão no ensino Secundário, Funchal, ilha da Madeira.

Tem o Bacharelato em Técnicas de Turismo (ISAL) e licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade da Madeira (UMA). Frequentou o curso de mestrado em Cultura e Literatura Anglo-americanas (UMA) onde defendeu a tese intitulada Phelps, Percursos de uma família britânica na Madeira de Oitocentos, sob orientação do Professor Doutor João Adriano Ribeiro, trabalho que foi alvo de publicação em 2008 na coleção Funchal 500 anos.

É doutoranda na Universidade Nova de Lisboa na especialidade de estudos culturais com o tema o Diário de Mary Phelps (1839-1843): um retrato britânico da Ilha da Madeira, sob orientação da Professora Doutora Maria Zulmira Castanheira.

Em 2015 coordenou o 4th IABA Meeting subordinado ao tema Dialogical Dimensions of Life writing  que decorreu entre 27 e 29 de Maio, no Funchal, no Centro de Estudos de História do Atlântico e que contou com cerca de 65 participantes oriundos das mais variadas partes do mundo.

Desde 2012 integra a equipa do projecto – Memória das gentes que fazem História que visa dar voz a todos os que fazem parte da História da Madeira seja como participantes activos ou como meros observadores. Este projecto recolhe histórias de vida e todo o tipo de material, criando assim uma base de dados que ficará disponível a todos os interessados.

 

Publications

Faria, Cláudia, Phelps, Percursos de uma família Britânica na Madeira de Oitocentos, 2008, Funchal 500 anos.

Faria, Cláudia, Paisagens Literárias (Quadros da Madeira) 2014, DRAC, Funchal.

Faria, Cláudia Cartas no Intervalo da Guerra, 2015, DRAC, Funchal.

 

Researchers

Collaborators