Integrado na programação do SER HUMANO – Festival das Humanidades, o evento “Raízes das Humanidades” convida à reflexão sobre as origens e evolução das humanidades, com um enfoque especial na sustentabilidade e nas formas como as práticas culturais humanas interagem com o meio ambiente através de perspectivas das Humanidades Digitais.
Na FLUP I&D, os visitantes poderão explorar a instalação poética “Árvore” de Rui Torres, que os levará a uma viagem imersiva através da palavra, assim como explorar diversas propostas visuais integradas em trabalhos de investigação em humanidades digitais, que apresentam paisagens literárias e universos semânticos, ajudando a problematizar as relações entre literatura, cultura e sustentabilidade.
O evento contará ainda com um passeio fotográfico pelos espaços naturais do Jardim Botânico da Universidade do Porto, no âmbito da etapa nacional do concurso internacional de fotografia do Wiki Loves Earth. Trata-se de uma iniciativa global do movimento Wikimedia, coordenado em Portugal pela Associação Wikimedia Portugal (https://wikilovesearth.wikimedia.pt/), que tem como objectivo fotografar as paisagens naturais protegidas em todo o mundo.
Neste passeio, os participantes poderão explorar e documentar a fauna e flora dos espaços envolventes do Jardim Botânico, promovendo a consciencialização sobre a urgência de estabelecer relações justas e equilibradas na nossa casa comum.